top of page
#5 A Ceia do Senhor Tomada Digna ou Indignamente

8-3-2023

  • Kendra
  • 8 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Mês 12 no tempo do Eterno; mês 03, dia 08 de 2023.

Quero ressaltar que a Ceia do Senhor é como um rebatismo. É renovar o pacto com nosso Deus.

Agora, bem, aquele que não está batizado, isto não substitui, senão que aquele que já está e tem permanecido militando, este momento da Páscoa, Passover, é a renovação de seus votos, seu pacto

entre você e Deus, entre nós e nosso Deus.

Cada pessoa que participará na ceia de reconciliação, deve primeiro recordar que a reconciliação com seu próximo e Deus, só é levado a cabo diante de Deus se ambos querem aceitar as ordenanças do Eterno. De outra forma, pode haver uma desculpa, um perdão entre irmãos, mas não há uma reconciliação diante de Deus. Recordemos a situação da última ceia do Eterno e Seus discípulos, onde Judas estava ali. Luz e trevas, por mais que desejam andar juntas, nunca poderão.

Nos dias de preparação, serão dias de cânticos, orações, buscar ao Senhor. Mesmo entre os labores diários podemos tirar uns momentos para estar só com Deus. Também podemos fazer jejuns intermitentes se assim desejamos.

Desde já, lhes recordo novamente, que já se está sendo feito os preparativos para assistir à distância as famílias que, por uma razão ou outra, não tem quem lhes oficie.

Mas quero tocar num ponto que é muito importante que o Senhor me tem chamado à atenção, ali em 1 Cor 11: 27-30. Que significa tomar a Ceia do Senhor indignamente? Tomar a ceia do Senhor com indiferença para com meu pecado. Para a pessoa não importa o pecado; é negligente e compassivo para com seu pecado; não tem confessado seu pecado; não tem intenção de deixar seu pecado. Isto é tomar a ceia do Senhor indignamente.

Também há outro ponto de como podemos tomar a ceia do Senhor indignamente, e é participar da ceia do Senhor crendo que tem sido suficientemente bom para tomá-la. Esta é uma forma mui sútil de tomar indignamente a ceia do Senhor. Aqui menosprezamos a gravidade do pecado, rebaixamos a magnitude da cruz de Cristo. Seu grande e amoroso sacrifício por cada um de nós, o tomamos como coisa vã. Cristo morreu por nós por sermos indignos de estar em Sua presença, e por sermos incapazes de estar em Seu reino sempiterno. Todos necessitamos dEle, de nosso Salvador e Redentor. Então analisemos isto.

Então o que é tomar a ceia do Senhor dignamente? É reconhecer meu pecado e indignidade. Segundo meus méritos em base disto não é a medida, e temos que reconhecer isto. É pelos méritos de Cristo que eu me seguro nEle em busca de Seu perdão e aceitação. E Ele, ao ver que Lhe busco como ao ar que respiro, me faz digno de Seus méritos. Ao aceitar Seus sacrifícios por mim na cruz do calvário, minha dívida é paga nEle, se O aceito como meu Salvador em minha vida. Ele creditou Sua Justiça em minha conta, para que com o coração confiante, eu possa ir a Ele e pedir Seu perdão e aceitação. Lhe peço de todo meu coração que apague meu orgulho, meu farisaísmo, meu legalismo, me ponho aos Seus pés para que Ele me faça digno. E assim, recebendo Seu perdão, o aceite em fé. Então assim Ele me faz digno.

Devemos confessar nossos pecados. Estes se devem confessar diante do Eterno especificamente, antes de tomar a ceia do Senhor. Deve haver tempo, muito tempo deve haver de reflexão e auto avaliação. Esta auto avaliação é muito importante. E pedir ao Eterno que nos examine e nos julgue segundo Seu critério infalível. Assim é como se reconhece a gravidade de vossos pecados, de nossos pecados, aceitar nossa culpabilidade, confessá-los, pedir por Seu sangue precioso que nos perdoe e limpe. Logo estamos preparados para proclamar esta realidade publicamente, ao aceitar e tomar os emblemas do corpo e o sangue de Cristo, nos pães sem levedura e o suco da vide, ou suco fresco sem fermento, como símbolo da aceitação de Seu maravilhoso sacrifício por mim na cruz do calvário.

Sejamos sinceros e avaliemos nossa vida à luz da palavra de vida. E logo que terminemos digamos:

“Eterno Deus, agora mostra-me Tu meus pecados, para assim me apartar deles e estar sob Suas asas recebendo Seu perdão e aceitação, aceito Tua repreensão.” Logo veremos que não sabemos nada de nós mesmos, e que Ele sim, sabe tudo e não só nos pode mostrar, senão perdoar-nos e limpar-nos de toda maldade. Os 10 dias preparativos são para isto. Não desperdicemos o tempo aceitável hoje, pois amanhã pode ser demasiadamente tarde. Queira Deus que possamos tomar cada oportunidade que o Eterno nos dá, para nos colocarmos em contas com Ele. Que o Senhor nos abençoe!


 

Posts Relacionados

Ver tudo

Hozzászólások


00:00 / 07:56
CATEGORIAS

Testemunhos 2017

Testemunhos 2017

Testemunhos 2017

Testemunhos 2017

Testemunhos 2017

POPULARES

12-04-2021

Título do testemunho

12-04-2021

Título do testemunho

12-04-2021

Título do testemunho

TAGS
bottom of page